Violência urbana será tratada em seminário nacional 11/04/2011 - 11:16

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizará, entre 26 e 29 deste mês, o II Seminário Violência Urbana nas Áreas Metropolitanas Brasileiras. O evento, coordenado pela professora Ana Lúcia Rodrigues, reunirá pesquisadores e estudiosos sobre o assunto, que apresentarão resultados de pesquisas sobre a relação território- homicídios, entre outros temas.
“O que já se observou desses estudos é que apesar da criminalidade urbana não se distribuir de forma homogênea por todo o território metropolitano, ela é responsável por um generalizado sentimento de insegurança”, afirma a professora.
“Ao mesmo tempo em que se constata um grande descompasso no crescimento das taxas de homicídios ocorridos nas regiões metropolitanas, verifica-se um tipo de organização e de incidência de violência muito semelhantes. “Isso corrobora a hipótese de um padrão metropolitano de violência urbana”, completa.
Nessa linha, e segundo ela, há estudos feitos nas regiões metropolitanas de Goiânia, Belo Horizonte, Natal, Recife, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá, por exemplo. No caso, foram analisadas a variação das taxas de homicídios, a integração à dinâmica metropolitana, a migração, a idade e o gênero, entre outros dados.
A professora informou ainda que o tema Copa 2014 e as possíveis repercussões entre organização social do território e criminalidade violenta também serão tema do seminário, assim como as dissertações dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Políticas Públicas da UEM.
Interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 18 para se inscrever. Mais informações no site www.cch.uem.br/observatorio ou pelo telefone (44) 3011- 4287.