Paraná Mais Orgânico auxilia agricultores com vendas dos produtos delivery em tempos de pandemia
Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), orientação das organizações nacionais e mundiais é para ficar em casa para evitar a propagação do vírus. Com a restrição de mobilidade muitas empresas e comerciantes se reinventaram para continuar atendendo seus clientes e na agricultura não foi diferente e cada vez mais agricultores que se organizam para comercializar sacolas com mix de produtos ou ainda de forma individual com delivery de frutas, verduras e hortaliças.
O Paraná Mais Orgânico, pensando nos agricultores familiares que são atendidos pelo Programa, propôs estreitar os laços entre consumidor x agricultor e disponibilizou em todas as regiões do estado o contato do WhatsApp de um profissional do Paraná Mais Orgânico responsável para indicar o produtor mais próximo do consumidor. O Superintendente da SETI (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Prof. Dr. Aldo Bona, explica que os profissionais não serão os responsáveis pela comercialização e sim por ser uma “ponte” entre consumidor e o agricultor. “Os profissionais do Paraná Mais Orgânico atuam em todo Paraná e tem o contato dos agricultores orgânicos que já faziam a entrega de mercadoria ou daqueles que se adaptaram a esta realidade da pandemia, e iniciaram agora este trabalho”, destacou.
Fábio Marcel, da Colinas de Sião, é atendido pelo Paraná Mais Orgânico e conta que o Café, Mel e Óleo de Girassol são enviados para a capital Curitiba, já os produtos in natura, neste período de pandemia, estão entregando diretamente para o consumidor. “Por exemplo, se alguém de Ibaiti, município onde é localizada a propriedade, solicitar algum produto orgânico que tenho disponível na propriedade, posso sim fazer a entrega”, disse lembrando que a entrega será feita com máscara e a embalagem higienizada com álcool em gel.
Aldo finaliza lembrando que o Governador do Paraná, Ratinho Jr, está prestando total apoio às ações que envolvam a prevenção da COVID-19.
Conheça o Paraná Mais Orgânico
O Programa Paraná Mais Orgânico é uma política pública de apoio à produção orgânica de alimentos criada e mantida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), por meio de recursos do Fundo Paraná. O Paraná Mais Orgânico completou 10 anos, tendo como foco a formação de recursos humanos e a inovação tecnológica em agroecologia e produção orgânica na agricultura familiar.
Ancorada nas sete Universidades Estaduais distribuídas por todas as regiões do estado e no Centro Paranaense Referência em Agroecologia (CPRA), o Paraná Mais Orgânico contribuiu para que o Paraná se tornasse o Estado com o maior número de propriedades certificadas do país. Segundo o portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Paraná é responsável por 17,1% dos produtores de orgânicos certificados, sendo ao todo 3.490 propriedades.
CONTATOS:
Região de Cascavel - Elisa (45) 99997-0458
Região de Curitiba - Eduardo (41) 99650-4591
Região de Guarapuava -Taís (42) 98427-0453
Região de Londrina - Lucas (43) 99959-5705
Região de Maringá - Wellington (44) 99831-3731
Norte Pioneiro - Daniani (43) 98823-0088
Região de Paranaguá - Wanderley (41) 99550-4944
Região de Ponta Grossa - Alice (42) 99836-3631