Festival resgata cultura popular paranaense 21/07/2008 - 15:20

A Baía de Paranaguá, localizada no município mais antigo do Estado e cenário de toda a tradição cultural do Paraná, convida a todos para que sejam testemunhas da fascinante história e herança cultural que lá se encontra. O grandioso cenário será palco do V Festival de Arte & Cultura Popular do Litoral Paranaense, entre os dias 22 a 27 de julho.
Promovido por três Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) - a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (Fap) - o festival tem como objetivo resgatar as raízes culturais litoral paranaense e a sua influência, enfatizando e apoiando principalmente os artistas locais.
O regaste cultural e histórico preparado pelas instituições vai do choro ao fandango, passando pela diversidade cultural na confecção de peças de artesanato e ainda levando ao público as origens de nossa dança e teatro. Tudo isso em torno de um turismo histórico existente na região ou por meio de exposições fotográficas que demonstram a beleza do litoral paranaense.
“Um dos principais objetivos do evento é valorizar e preservar a cultura paranaense, hoje cultivada apenas no litoral. Queremos incentivar os jovens a darem continuidade a essa cultura”, disse o diretor da Fafipar, Antônio Alpendre.
Essa quinta edição do evento conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Seti; Sistema Fecomércio, Museu de Arqueologia e Etnologia e Prefeitura de Paranaguá.

Programação