Governo seleciona empresas para produzir novas tecnologias com potencial de mercado 12/12/2022 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado seleciona empresas que atuam no Paraná para produzir e comercializar 19 soluções inovadoras apoiadas pelo Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2022. Os projetos são provenientes de pesquisas acadêmicas nas áreas de agricultura e agronegócios, biotecnologia e saúde e sociedade, educação e economia. As tecnologias contam com patentes de inovação depositadas ou concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). As inscrições seguem até 10 de fevereiro.

Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Prime tem como objetivo transformar os resultados de pesquisas científicas e tecnológicas em produtos comerciais. O programa tem parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, a iniciativa contribui para a disseminação científica e tecnológica paranaense. “Os projetos estão aptos a serem incorporados ao mercado em benefício da sociedade. São diversas inovações em áreas estratégicas, que resultaram de pesquisas científicas e tecnológicas e que agora podem ser licenciadas por empresas para a produção e comercialização das soluções”.

Os projetos são de Curitiba e mais nove municípios: Cascavel; Cornélio Procópio; Guarapuava; Londrina; Maringá, Medianeira; Pato Branco; Rolândia; e Santa Helena. As pesquisas foram desenvolvidas nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioste) e do Norte do Paraná (UENP); na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e no Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá) e Instituto Bioengenharia Hospital Erasto Gaertner (IBEG).

DESENVOLVIMENTO – O Prime está associado ao desenvolvimento socioeconômico do Paraná, com impacto na abertura de empresas, no licenciamento para produção e comercialização de soluções inovadoras e na transferência de tecnologias. O intuito é fomentar a inovação e a propriedade intelectual e qualificar empreendedores que atuam nas instituições de ensino superior e de pesquisas científicas e tecnológicas.

Os pesquisadores selecionados participam de workshops, consultorias individuais, mentorias coletivas e eventos para apresentação de negócios para o mercado. A cada edição, cinco finalistas são contemplados com um programa de aceleração do Sebrae/PR. Neste ano, o programa contou, ainda, com uma trilha extra de qualificação, exclusiva para mulheres empreendedoras, com sessões de mentoria coletiva sobre liderança e empreendedorismo feminino.

SERVIÇO:

Seleção de empresas para comercialização de soluções inovadoras

Inscrições: até 10 de fevereiro - formulário: AQUI

Divulgação do resultado: até 10 de abril

Mais informações: edital AQUI.