Seti e Itaipu discutem cooperação com Mercosul 14/08/2008 - 17:20

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) promovem nos dias 21 e 22 deste mês, em Foz do Iguaçu, o Seminário “Saberes em discussão: políticas públicas para a cooperação com o Mercosul”. “O objetivo é avançar e consolidar o Mercosul através da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura. Esta é uma política prioritária do Governo do Paraná, pois acreditamos que a verdadeira integração entre os países que fazem parte do Mercosul, formando um único território, poderá acontecer a partir da integração dessas áreas”, afirma a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, “o Paraná é a porta de entrada do Mercosul, o que coloca o Estado numa posição privilegiadíssima para propor e coordenar iniciativas de cooperação com os demais países que integram o bloco”. Ele considera as áreas educacional e tecnológica estratégicas para o desenvolvimento sustentável. “O Brasil está começando a colher os frutos dos investimentos realizados em ciência e tecnologia”, afirma Samek.
O evento, que será realizado no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, visa a consolidar políticas públicas estaduais permanentes que aumentem o grau de inserção regional no processo de integração e uma maior cooperação do ensino superior para o desenvolvimento integrado com os países do Mercosul. Além disso, o seminário contribuirá     para solidificar a parceria existente entre a Seti e a Itaipu, que já envolve cursos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizados no Parque Tecnológico Itaipu.
     Para o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiado Martín Gallo, “o encontro irá consolidar as relações Crescenea-Codesul, que é um espaço de integração entre as duas regiões de fronteira, onde a ciência e a tecnologia têm um papel fundamental para a integração dos Estados do Sul do Brasil e os países do Mercosul”.
Também está confirmada a participação do ministro Sérgio Couri, do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Estado do Paraná; do deputado federal dr. Rosinha, presidente do Parlamento do Mercosul; da professora dra. Ana Lucia Gazzola, da IESALC/Unesco (Instituto de Educação Superior na América Latina e Caribe /  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura); do professor dr. Hélgio Trindade, da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila); do reitor Oscar Vicente Valdés, da Universidade Nacional do Nordeste – Corrientes/Argentina; do reitor Alcebíades Luiz Orlando, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); do reitor Victor Alfredo Britez Chamorro, da Universidade Nacional do Leste/Paraguay; do vice-reitor Mário Luiz Neves de Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
    Além do Codesul e da Fundação PTI, também apóiam o evento a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicvo (Apiesp), o Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) e o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Estado do Paraná (Erepar).  De natureza técnico-científica, o seminário é dirigido à comunidade universitária – professores pesquisadores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, estudantes de graduação e pós-graduação -, coordenadores de escritórios de cooperação internacional e relações internacionais, funcionários públicos, membros do corpo consular e à sociedade civil.
    Mais informações podem ser obtidas no sítio www. mercosul.pti.org.br, pelo e-mail cct@seti.pr.gov.br ou telefone 55+41-3281-7383. PROGRAMAÇÃO